domingo, 7 de setembro de 2008

A Independência do Brasil

Hoje é 7 de setembro, a data escolhida para se comemorar a independência do Brasil. Estava escrito no meu livro de história da 4ª série, que nesta data do ano de 1822, o Grande Imperador D. Pedro I (ele ainda não era Imperador naquele dia, mas vamos considerar como se já fosse) tornou a nação brasileira independente da metrópole européia com o belo brado "Independência ou Morte".

História por história, eu gostava mais daquela que dizia que um cara descobriu o Brasil errando o caminho para um outro lugar. A independência política do Brasil foi um longo processo que, há quem diga, se iniciou no final do século XVIII com os movimentos revolucionário da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana, ambos sobre forte influência das revoluções liberais européias.

Vários outros fatores contribuíram para a Independência do Brasil, e foram se acumulando e criando o contexto para que ela se realizasse. Mas, não foi com um grito que a independência se concretizou, mas com batalhas de suor e sangue ocorridas, principalmente, no nordeste do país, e, mais especificamente, no recôncavo da Bahia. O Ime fez uma retrospectiva destas batalhas quando do 2 de Julho, e achamos que o 7 de setembro é um outro momento para se relembrar estas lutas.

2 de Julho, a Independência na Bahia
Batalha de Pirajá
Biografia de Maria Quitéria
Batalhas na Bahia para a Independência do Brasil

2 comentários:

jaine disse...

eu quero saber a data da endenpendecia a data e o ano quero isso tá
qual e o ano?

Cathe Brandão disse...

jaine, sua resposta encontra-se no próprio texto, mas vou trazê-la mais rápido para você: 7 de setembro de 1822.