terça-feira, 2 de setembro de 2008

ANAC libera descontos nas passagens aéreas entre o Brasil e a América do Sul

Conforme postamos aqui há alguns meses, entrou em vigor ontem, dia 1º de setembro, a resolução da ANAC que libera a oferta de promoções na compra de passagens aéreas entre o Brasil e os países da América do Sul. Até fevereiro deste ano, as companhias aéreas podiam dar desconto de até 30% no preço das passagens.

Os descontos não são obrigatórios, mas a ANAC espera que a medida estimule a concorrência e faça os preços caírem, principalmente, durante a época de baixa estação. Essa medida segue uma orientação da do CONAC, para que a integração do Brasil com os países da América do Sul fosse estimulada. Ano passado, o número de brasileiros que viajaram pela América do Sul aumentou 20,5%, chegando ao total de 2 milhões de passageiros. Com um mercado tão grande, é provável que as empresas sejam agressivas nas promoções.

Essa medida foi tomada gradualmente, pois o limite foi sendo estendido de 30% até 80% e depois deixou de existir um limite para os descontos. Mas, com toda a turbulência na economia mundial, não houve nenhuma grande promoção nas viagens Brasil-América do Sul neste ano. Eu fico por aqui torcendo por uma promoção do tipo "Salvador Buenos Aires por R$ 1,00"

Nenhum comentário: