quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Argentina anuncia pagamento da dívida com o Clube de Paris

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner anuncia pagamento da dívida com o Clube de Paris
Ontem a presidente da Argentina, Cristina Kirchner , anunciou que seu governo deverá quitar uma dívida de US$ 6,7 bilhões com o Clube de Paris. Segundo ela, esta medida segue a política nacional de diminuição da dívida externa.

A verdade, porém, é que a Argentina ainda não conseguiu se recuperar dos traumas da grave crise econômica que enfrentou em 2001. Por causa dessas dificuldades, o país decretou uma moratória e renegociou sua dívida de uma maneira que desagradou ao mercado. Desde então, a Argentina enfrenta sérias dificuldades de conseguir financiamento externo. Este problema vai se tornando cada vez mais grave à medida que o país cresce e as necessidades de novos investimentos vão se tornando realidade. Como o investimento não tem acompanhado o consumo, as taxas de inflação no país estão em níveis bastante altos.

Ao pagar essa dívida, adquirida nos anos 80, o governo argentino quer reabrir as linhas de financiamento internacional para o país de modo a financiar os investimentos que sua economia demanda. É importante para toda a América do Sul que a Argentina mantenha-se em crescimento, pois trata-se da segunda maior economia e da segunda maior população do nosso sub-continente.

Nenhum comentário: