Oxum
Sereia de água doce
Mãe de riqueza e do amor
Ora Yeyê Aziri Iyalode
Domina seu Abebé
Sempre inspirado na cultura negra latina, Gerônimo se envereda com a lambada, fricote e, numa “identidade baiana caribenha” exporta para Europa.Ainda na dec de 80 lança outros discos; “Dandá”, “Dançarino”, “Jubiabá” e “Menino do Pelô”.
Hoje, herdando o conhecimento da “sua formação eclética” do menino tocador de trompa e trompete da Filarmônica de Bom Jesus dos Pobres, onde nasceu, Gerônimo exibe seu encanto na escadaria do Passo- Pelô com o projeto de música livre na Terça-da-benção. Com salsa, jazz, axé e muito suingue “o filho de Oxum” como sempre continua nos envolvendo em sua musicalidade.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
"Nessa cidade todo mundo é de Oxum"
Foi com o canto de “È D´Oxum” que Gerônimo ficou conhecido na dec de 80. Muito embora, suas músicas já estivessem na boca do povo, conhecidas por outros interpretes, como “Dentro da minha cabeça” e “Mensageiro da alegria”. Ah! Vale lembrar que “É D Oxum” foi trilha sonora da minissérie global “Tenda dos Milagres”, assim quando ele lança “Eu sou negão” no carnaval de 87, logo vira sucesso, se tornando marco do axé music.
Marcadores:
cultura baiana,
lugares para visitar,
musica,
pelourinho,
salvador
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
"Em nota musical
lá si
vão
meus ais"
(Dinovaldo Gilioli)
Uêbaaaaaaaaa nessa cidade com certeza todo mundo é d'oxum
Oi meu bem... Adorei o blog tá... Vou sempre aparecer,para da uma olhadinha. Adorei as fotos. E com certeza... É d'oxum... E é sempre bom Abraçar e Agradecer... Bjão!!!!
Ta fabulindo! hihihi!!
xero!
você,faz com que a cidade brilhe cada vez mais.Nós mesmo enriquecemos a nossa cultura não deixando ela virar uma simples lembraça. ficou beleza....mesmo não sendo de oxum ( rsrsr )da próxima não esqueça de mim.
Essa música descreve muito bem o povo da minha cidade. As características mais marcantes de Oxum estão em todos os traços dos soteropolitanos. A orixá das águas, mas também do amor, do cuidado, da fertilidade, mas também guerreira e sábia... ôpa e não é também uma descrição da alma soteropolitana, com sua hospitalidade, sensualidade, carinho e, claro, hostilidade ao que não lhe agrada, defesa de seu bem-estar?
Tá estressado, vai prá lá prás águas "Dela" que vc volta calminho.shroc
Já não aguento mais ouvir dizer que Gerônimo nasceu em Bom Jesus dos Pobres. O nome correto do local onde ele nasceu e cresceu é Ilha de Bom Jesus dos PASSOS.
Postar um comentário