terça-feira, 15 de abril de 2008

Peru: visão do contexto social, economico e político

Bandeira do Peru

Primeira Surpresa: o nome do país Peru não vem da Ave, mas de um antigo soberano chamado Birú. Brincadeiras a parte, analisar de perto a realidade peruana traz várias coisas surpreendentes à baila. Por exemplo, o Peru teve forte (forte mesmo) imigração oriental durante o século XIX, o que, na mistura com índios, brancos e negros, gerou uma estrutura étnico-social extremamente complexa. Grande exportador de minérios, o Peru é a segunda economia que mais cresce na América do Sul. Na política, o país luta para consolidar a democracia e, em sua estrutura legislativa, não possui um senado, tendo um sistema unicameral.
Fizemos alguns textos informativos para ajudar os mochileiros de plantão a entender melhor o contexto do país que querem visitar. Seguem abaixo os links, leiam à vontade e sintam-se livre para criticar, corrigir e complementar.


- Contexto Social;
- Conjuntura Política;
- Economia Peruana;

Um comentário:

Paula Borges disse...

Belissimo post...
São informações úteis para pessoas que pretendem viajar não como mero turista, mas sim como viajantes que tem como principio experienciar a cultura do outro com entendimento do contexto político e social do lugar que si visita. Ter na bagagem conhecimentos como esses - que são fornecidos através dos links que levam a outras páginas - antes de viajar é ter a compreensão que a globalização não se refere só a economia, mas existe também a globalização cultural que visa vivências de outras culturas, sem imposições de uma sobre a outra. (Infelizmente essa globalização cultural não ocorre na mesma intensidade que ocorre a econômica.)
E para fazermos esse movimento cultural precisamos estudar mais sobre o local que si pretende conhecer.
Ao viajar não basta trazer na mala fotos de belas paisagens, mas também a consciência de outras formas de viver/pensar e isso diminui a nosso pré-conceito e ignorancia perante o outro.

bjs