sábado, 26 de abril de 2008

História e Atualidade das cidades Peruanas: Puno, Tacna e Cusco

O Peru é um país de cultura milenar. Entretanto, como em vários outros lugares, em terras peruanas não houve um avanço linear das civilizações. A história da evolução cultural peruana é marcada por vários conflitos, dominações, intercâmbios e expoliações. Desta forma, o que podemos ver no país dos tempos modernos é o resultado de todos esses processos que se sucederam ao longo da história.

Bom exemplo destes resultados são algumas cidades que compõem o Peru atual, mas que já existiam nos tempo pré-colombianos. Boa parte dessas regiões urbanas ainda hoje tem papel importante na estrutura geopolítica peruana. Entre as várias, ricas e belas cidades seculares deste país, escolhemos três delas para mostrar a linha-mestra da história que traz esses lugares dos tempos AC (
Antes de Cristo) até a nossa era contemporânea. Sintam-se à vontade para ler, criticar e indicar correções ou complementos:
- História e atualidade de Cusco;
- História e atualidade de Puno;
- História e atualidade de Tacna;

2 comentários:

Paula Borges disse...

Que informações enriquecedoras hein!!!
O blog e o site Ime violão contêm cada vez mais informações importantes e muito bem feitas...
O "passeio" pelo peru tem rendido bons artigos para quem pensa em visitar o Peru ou quem deseja conhecer um pouco mais sobre o nosso "vizinho" que conhecemos tão pouco. Os artigos sobre o contexto social-politico-econômico nos permitir entender um pouco sobre a dinâmica dos paises da américa espanhola.

Anônimo disse...

Encontrei agora este site e gostaria de entender o que significa IMEViolao?
Tudo que li sobre o Peru me interessou sobremodo, porque são novas civilizações das quais ninguém me falou quando lá estive.

Estou pesquisando sobre Caral e encontro mais informações sobre outras civilizações de lá.

É incrível o que se pode encontrar na Internet. É certo que nem tudo é completo, verdadeiro, exato ...ou até real, mas para isso temos que ter um bom ¨faro¨, para separar o ouro do trigo.
Obrigada Lucas Reis, qualquer que seja sua profissao .
Marcia Soares, Rio de Janeiro