sábado, 12 de abril de 2008

Feira de São Joaquim faz parte do turismo de Salvador

corredor de venda de chapéus na Feira de São Joaquim
Tem fruta, tem verdura, tem peixe, tem carne, tem santo, tem orixá, tem panela de barro, tem panela de ferro, tem perfume, tem vestido de chita, tem vestido chique, tem cordel, tem “causos”, tem história, tem música, tem cesto, tem cesta, tem erva que levanta até defunto, tem pimenta malagueta para alegrar os baianos e aqueles que por aqui passam, tem baiano de verdade, tem segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo... é assim a Feira de São Joaquim, de tudo tem um pouco e todo dia é dia feira.

Frutas frescas vendidas na feira de São joaquimAntiga Feira de Água de Meninos, a Feira de São Joaquim é mais que um mercado aberto ao ar livre é um cenário popular e colorido, importante para a cultura da Capital baiana. Por isso, a nossa querida Feira de São Joaquim faz parte dos pontos turísticos de Salvador e estar preste a ganhar do IPHAN o titulo de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A fama da Feira não é a toa, já teve muita coisa de sucesso acontecendo ali, como é caso do longa-metragem Cidade Baixa que teve cenas importantes filmadas na Feira e a exposição de fotografias Lá e Cá, do fotografo Sérgio Guerra que foi montada pelos labirintos da Feira. E sempre tem por ali um bom duelo de cordelistas si virando no repente.

Localizada na Avenida Frederico Pontes, no bairro do Comércio, a Feira é um centro comercial popular e um ponto de encontro para muita gente, que pode usufruir de uma vista para o mar em alguns pontos da Feira, comer uma boa comida baiana, tomar uma pinga da boa e "prosear" bastante.

Saiba mais sobre a história e a organização atual da Feira de São Joaquim.

Um comentário:

Sérgio Bahialista disse...

Lugar de encantos e veias que pusam cultura baiana, cheia de cores e magias!
Só não anda melhor por que acham que o povo é um mero ocupador de lugar que podia ser um hotel ou coisa parecida!

" São demônios os que destroem o poder bravio da humanidade..."

Chico Science
Ainda volto lá com meu cordel... aguardem!

Inté + v!

Sérgio Bahialista