quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Prêmio de Contos Julio Cortázar

Prêmio Julio Cortázar de reconhecimento aos autores de contos literários

Quando falamos aqui de alguns dos maiores escritores da literatura argentina, esquecemos de falar das premiações literárias do país. E agora em agosto aconteceu o VII Prêmio de Contos Julio Cortázar, autor de que falamos.

Esta premiação visa reconhecer o trabalho de escritores sul-americanos de língua castelhana que se dedicam a escrever contos. O evento é promovido periodicamente pela Casa de Las Américas, instituição que visa difundir e valorizar os trabalhos de escritores. Este prêmio foi criado por Ugné Karvelis, viúva de Julio Cortázar e este ano recebeu mais de 300 textos.

A ganhadora principal foi a cubana Polina Martínez Shviétsova, com a obra obra Skizein (Decálogo del Año Cero). Também receberam menção os argentinos Oliverio Coelho,por Sun-Won; e Carlos Alberto Costa, por Un día cualquiera. Além das cubanas Patricia Jiménez y Anisley Negrín por La diabla en París e Isla y mediodía.

Participam do Júri Liliana Heer eos cubanos César López (que já recebeu um Prêmio Nacional de Literatura) e Alberto Guerra. o resultado é auditado pelo Instituto Cubano del Libro, pela institução cultural Casa de las Américas e pela Fundación ALIA.

Nenhum comentário: