domingo, 3 de agosto de 2008

Nosso GG em Havana

Capa do livro o nosso GG em Cuba

Bem, apesar do país do momento ser Argentina aqui no blog, abro parênteses para falar de Cuba, precisamente de uma obra de arte da literatura cubana. Estou falando de Nosso GG em Havana, o mais recente livro do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez. Trata-se de uma trama policial envolvente e divertida que retrata uma sedutora Havana dos anos 50. O livro conta o envolvimento de escritor inglês Graham Greene (GG) no assassinato de um ex-nazista, num prostíbulo em Havana. Aos poucos GG é enredado numa história de espionagem com agentes da FBI, sedutoras espiãs da KGB, perigosos gângsteres cubanos, caçadores de nazistas, prostitutas, travestis e engraçados ex-boxeadores corruptos.

GG acorda num belo dia na Ilha de Capri, envolvido em reflexões sobre sua vida pessoal e a historia do livro que acabara de escrever: The Quiet American. Em meio a pensamentos sobre a dor e a delicia de escrita, ouvindo Mozart, GG é surpreendido com um telefonema do seu editor informando que o escritor está em todos os noticiários, como suspeito do assassinato de um alemão em Havana. Disposto a esclarecer o caso, GG faz uma pequena mala, contendo objetos pessoais e o manuscrito do livro The Quiet American e parte para Havana. Aí começa a envolvente aventura de tirar o fôlego.

O romance que é baseado em fatos reias mescla passagens de GG na trama policial com reflexões sobre a arte da escrita, o fazer literário do escritor e oficio do contador de histórias.

Veja o preço do livro O nosso GG em Havana

"Escrevo por necessidade. Um livro é como um furúnculo que se tem que apertar quando está maduro. Um livro é tão epidérmico como um abscesso."
GG

Bem, volto aqui depois para falar um pouquinho sobre o escritor argentino Jorge Luis Borges, que tem uma celebre frase, que eu adoro: " A dúvida é dos nomes da inteligência"

Nenhum comentário: