domingo, 17 de agosto de 2008

Intérprete da música popular da Argentina conhecida mundialmente

Imagem de uma cantora de música popular típica da cultura argentina

HAYDÉE MERCEDES SOSA nasceu em 9 de julho de 1935, em São Miguel de Tucumán, na Argentina. Foi descoberta aos quinze anos de idade, cantando numa competição de uma rádio local da cidade natal. Admirada pelo timbre de contralto, gravou o primeiro disco Canciones con Fundamento, com um perfil de folk argentino. Consagrou-se internacionalmente nos EUA e Europa em 1967, e em 1970, com Ariel Ramirez e Felix Luna, gravando Cantata Sudamericana e Mujeres Argentinas. Gravou um tributo também à chilena Violeta Parra.

Sosa interpreta canções de vários estilos, principalmente folclore, mas também o tango e o rock. Atua, freqüentemente, com muitos músicos argentinos como León Gieco, Charly García, Antonio Tarragó Ros, Rodolfo Mederos e Fito Páez, Pedro Aznar e outros latino-americanos como Milton Nascimento, Fagner, Silvio Rodríguez e Maria Rita. É uma cantora importante da música popular na América Latina e conhecida como La Negra pelos longos e lisos cabelos negros.

A preocupação sócio-política refletiu-se no repertório interpretado, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Cancion, um movimento musical latino-americano da década de 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas. No Brasil, os representantes dessa década são Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros artistas. Algumas de suas interpretações também lhe renderam, ao longo de sua carreira, inúmeras homenagens não só no seu país como em vários países ao redor do mundo.

Para conhecê-la mais um pouco acesse:

http://www.mercedessosa.com.ar/marcosmaster.htm
http://mercedessosamusica.blogspot.com/

Nenhum comentário: