terça-feira, 12 de agosto de 2008

De onde vem a palavra Argentina

A palavra argentina vem do latim argentum (prata) e corresponde ao termo platense ou ríoplatense. Em 1776, o nome do território foi oficializado como Vice reino do Rio da Prata, devido ao rio da Prata que, em 1516, foi denominado Rio Doce Mar, depois rio de Santa María e até rio de Solís, em homenagem ao próprio nomeador,o português Juan Díaz de Solís. Finalmente, o rio foi chamado de Rio Prata por causa dos rumores da existência de metais preciosos.

A latinização do nome se deu num Atlas venezuelano, em 1536, quando o “Mártin del Barco Centenera”, publicou, em 1602, um longo poema da história do rio da Prata, do Reino do Peru, Tucumã e do Estado do Brasil, e debaixo do título" A Argentina" como é denominado o território do rio da Prata apareceu o termo: " do argentino." Além disso, foi entre fins do século de XVIII e começo do XIX, que o poeta Manuel José de Lavardén incluiu o adjetivo “argentino" no seu trabalho, e em O Telégrafo Mercantil veio a ampliar o termo para Argentina, que também apareceu no trabalho de Vicente López e Plans, e, principalmente, no texto do Hino Nacional.

O Congresso de 1824 denominou este país como Províncias Unidas do Rio da Prata Sul americana, Nação da Argentina, República da Argentina e Argentina. O nome Argentina não teve força no começo do Estado. Mas, em 8 de outubro de 1860, na cidade de Paraná, o presidente decretou que seria conveniente para estabelecer a uniformidade nos atos administrativos que o Governo usasse a denominação de Argentina. Desta data em diante, o Governador Geral passou a ser Presidente da República da Argentina, como ficou fixado definitiva e mundialmente o nome com o qual este país seria reconhecido até o presente.

A Argentina de hoje...



...preserva, ao longo de seus 3800 Km de longitude, a riqueza da sua cultura indígena: mapuches, tehuelches, onas, guaranies, matacos, tobas, com presença marcante em algumas regiões. É a terra dos gauchos, compadres e compadritos, e do tango, musica popular símbolo dos subúrbios portenhos.

Além de apresentar as altas montanhas da cordilheira do Andes; a exuberância da selva subtropical, com as imponentes cataratas do Iguaçu; lagoas, estepes e rios com característica da mesopotâmia; os desertos dos altiplanos as cores do noroeste, os majestosos glaciais, lagos e bosques da Patagônia; praias espetaculares sobre o Atlântico; as serras de Córdoba ou Tierra del Fuego, com Ushuaia e o Farol do Fim do Mundo como ante-sala ao vasto e enigmático território antártico.

Nenhum comentário: