Quando vi na TV a reportagem que o sistema de transporte aplicado em Curitiba é referência em todo o país, ainda ficou aquela desconfiança da veracidade da informação. Eu pensava: "Será? Só acredito vendo." Bem, o bom é que pude ir lá tirar a prova e... Realmente, o sistema funciona.
O esquema é o seguinte: existem os tubos e os terminais. Os tubos são os pontos de ônibus vistos em quase todas as ruas, principal interligação entre os diversos pontos da cidade. Os terminais são em menor número e bastante espaçados, no terminal todo mundo tem que descer.
Para entrar no tubo você já paga a passagem - R$2,20 todos os dias exceto domingo que é R$1,00 - você pode soltar num tubo adiante e entrar em outro ônibus sem precisar pagar uma nova passagem.
Os ônibus vermelhos são os que mais circulam pelas ruas e que param nos tubos, mas há os verdes e os cinzas, cada um com sua funcionalidade. Há os minibus no centro de Curitiba, que param em terminais. O minibus é mais barato que a passagem convencional, fique alerta, pois eles com certeza não vão te falar sobre a sutil diferença de preço, quase eu vacilei, mas o valor fica estampado na parede do minibus.
Dentro do ônibus há um sistema de aviso do local do tubo que vai parar e quais serão as portas de saída. Muito legal!
Taí, quando regressei logo de viagem o que me deu mais saudade foi lembrar que não vi um engarrafamentozinho chato sequer nessa cidade super organizada que Curitiba é ! Que o transporte público é planejado e o trânsito é tranquilo e respeitado.
Para quem vai a Curitiba e pretende conhecer a cidade de ônibus mesmo, fica a dica de que não vai ser tão ruim assim. Ao menos o sistema é organizado.
O esquema é o seguinte: existem os tubos e os terminais. Os tubos são os pontos de ônibus vistos em quase todas as ruas, principal interligação entre os diversos pontos da cidade. Os terminais são em menor número e bastante espaçados, no terminal todo mundo tem que descer.
Para entrar no tubo você já paga a passagem - R$2,20 todos os dias exceto domingo que é R$1,00 - você pode soltar num tubo adiante e entrar em outro ônibus sem precisar pagar uma nova passagem.
Os ônibus vermelhos são os que mais circulam pelas ruas e que param nos tubos, mas há os verdes e os cinzas, cada um com sua funcionalidade. Há os minibus no centro de Curitiba, que param em terminais. O minibus é mais barato que a passagem convencional, fique alerta, pois eles com certeza não vão te falar sobre a sutil diferença de preço, quase eu vacilei, mas o valor fica estampado na parede do minibus.
Dentro do ônibus há um sistema de aviso do local do tubo que vai parar e quais serão as portas de saída. Muito legal!
Taí, quando regressei logo de viagem o que me deu mais saudade foi lembrar que não vi um engarrafamentozinho chato sequer nessa cidade super organizada que Curitiba é ! Que o transporte público é planejado e o trânsito é tranquilo e respeitado.
Para quem vai a Curitiba e pretende conhecer a cidade de ônibus mesmo, fica a dica de que não vai ser tão ruim assim. Ao menos o sistema é organizado.
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