segunda-feira, 17 de março de 2008

Caral - A cidade mais antiga da América

Construção antiga em Caral, Peru - A cidade mais antiga da AméricaDe acordo com pesquisas recentes, Caral é a cidade mais antiga da América com 4.600 anos. Foi contemporânea de outras civilizações antigas como China, Índia, Egito e Mesopotâmia. Ou seja, enquanto os egípcios construíam suas famosas pirâmides, no Perú já havia uma civilização que fazia o mesmo em 2.627 a.C. aproximadamente.

Pirâmides em Caral cidade mais antiga da América, Contruída pelos Incas
Caral - que significa partilhar, oferecer, presentear - está situada no Vale do Supe, a 200 km do norte de Lima. A cidade foi descoberta em 1905, mas ausência de cerâmica e outros dados afastaram os arqueólogos desse sitio. Vários viajantes e arqueólogos realizaram pesquisas em Caral, mas não apresentaram dados suficientes que apontassem a antiguidade e particularidades da cultura dessa antiga civilização.

Simulação da arquitetura da antiga cidade de Caral
Na década de 90, uma pesquisa mais aprofundada levantou dados quanto a antiguidade pré-cerâmica da Cidade Sagrada de Caral e em 2001 foi oficialmente reconhecida. Essa re-descoberta de Caral, com suas grandes pirâmides, fez surgir no Perú mais um lugar para o turismo, dentre tantas outras belas cidades peruanas. Para os amantes de História é um prato cheio.





Fonte:
http://www.adonde.com/historia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caral
http://www.caralperu.gob.pe/nueva/turismo_principal.htm

6 comentários:

Roselí Araújo disse...

Caras!!!(ops! Caracas é na Venezuela,quem sabe nosso próximo destino!)
Caral!!! Passaremos por lá né?!
Viuxe não é só p amante da história não, é p quem quer conhecer sua raiz!!! rs

Cathe Brandão disse...

Novidades fresquissimas!!!!
O complexo Caral data da época de Mesopotâmia, Egito e China, de acordo com os arqueólogos peruanos e alemães, com cerca de 5.000 anos. Perde apenas para o complexo arqueológico Sechín Bajo,recém descoberto, situado no Vale de Casma, a nordeste de Lima, que é a primeira edificação no Peru com 5.500 e, portanto, o mais antigo da região peruana.

Juliana Moura. ♥ disse...

Hei }Paulita, muito massa seu post, já to ficando louca de vontade de jogar a mochila nas costas e me aventurar pelo Perú, e adjacências...
Vamooooo?!?!?!
Bjosss

Anônimo disse...

Caral era também chamada de cidade sagrada, pois há enorme presença de fornos para realização de rituais religiosos na cidade. Foi no período de Caral que pela primeira vez que se saiba até agora, as sociedades peruanas tiveram um governo central, em se estabelece um estado e se utiliza a religião como meio de afirmação. Neste sítio arqueológico, achou-se um quipu e, pelo fato de Caral ser a cidade mais antiga da América, passou-se a data o uso do Quipur para 5.000 anos atrás e nçao 1.500 como se pensava. O quipur é um instrumento utilizado para comunicação, mas também como registro contábil e como registros mnemotécnicos . Eram feitos da união de cordões que podem ser coloridos ou não,e poderia ter enfeites, como por exemplo ossos e penas, onde cada nó que se dava em cada cordão significava uma mensagem distinta. Cada cordão poderia ter um ou mais nós, ou nenhum nó, ou um nó na ponta, um nó na base, enfim, tudo era comunicado e transportado rapidamente ao imperador Inca no centro do império.

Anônimo disse...

Primeiro parabenizo pelo seu blog: é ótimo, meu caro. Recentemente tomei conhecimento da surpreendente antiguidade de Caral. É fantástico. Deveríamos dar mais atenção para as civilizações antigas da América, principalmente as da América do Sul, inclusive as civilizações Tapajônicas e Marajoaras daqui do Brasil, na região Amazônica. Tem no Youtube um filme produzido pela a BBC falando sobre as Pirâmides de Caral. O filme está postado em partes, mas com um pouco de paciência é possível apreciar o conteúdo muito especial do tal filme. Não sei o endereço, porém eu acho que o nome do filme é: As Pirâmides Ocultas de Caral. Desejo-te felicidades sempre.
Muito obrigado meu caro. Continue postando no seu blog assuntos legais. É gratificantes receber esse tipo de informações.
Mais um vez obrigado.

Rodrigo Azenha
geografiarodrigoazenha.blogspot.com

Marco Aurélio Nunes disse...

Voltei para o Perú e Bolivia mês passado e recentes estudos indicam que Tiwanako não tenha tido seu inicio em 1.580AC. Foram encontrados vestigios que datam mais de 12.000 anos tornamdo-se assim o berço da civilização americana. Porem para manter a disputa em dia os peruanos não querem aceitar tais vestigios como prova autêntica.