sexta-feira, 27 de junho de 2008

Site mostra áreas violentas das cidades

Imagem do site Citrix que oferece informações sobre áreas violentas nas cidades

Viajar para uma cidade nova e desconhecida dar sempre um friozinho na barriga. Afinal, são muitas incertezas. Não se conhece o clima, a cultura, os preços e, também, quais são os lugares os lugares violentos de uma cidade. Para ajudar a esclarecer parte destas dúvidas, descobri o Citix um site criado pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) que permite saber quais são os locais mais perigosos da cidade. Por enquanto, é possível visualizar informações de roubos e assassinatos de Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Citrix usa como base do GoogleMaps e as informações postadas no site são frutos da colaborações das próprias vítimas. Com isso, é possível saber em quais lugares da cidade ocorrem o maior número de incidentes e em quais horários. Para colocar incidentes no site é necessário fazer uma conta e estar logado. No site, é possível além de ver o fato, ler toda a história do incidente, incluindo o que a vítima vinha fazendo, para onde a vítima se dirigiu depois, se havia módulo policial, delegacia ou segurança privada no local; e ainda dá para ler os comentários das pessoas. Aí, é bom para acompanhar se um determinado tipo de delito está sendo praticado frequentemente numa região, se tem um bandido responsável por vários dos roubos de uma região, enfim, muita coisa.

Mas, nem só de desgraças vive o Citrix. Além de casos de violência, os usuários podem postar informações sobre os lugares, como que lojas você encontra lá, quanto custa uma cerveja em tal rua, ou onde estão as melhores baladas da cidade.

Vale a pena conferir: www.citix.net

Nenhum comentário: